terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

APRESENTANDO A “NOSSA CRECHE”

“Todas as crianças de 3 meses a 3 anos e 11meses de idade precisam de carinho, de boas histórias e de brincadeiras; de alimentação equilibrada, de cuidados e muita atenção. Para que cresçam felizes, tranquilas e saudáveis, precisam de abraços. De muitos e de variados abraços, bem quentinhos. Acolhedores. Elas precisam abraçar e serem abraçadas, calorosamente, todos os dias..”
                                                               Secretaria Municipal de Educação e MultiRio

CONSTRUINDO UM ESPAÇO ESCOLAR COM MUITO AFETO E RESPEITO À DIVERSIDADE


"Mestre não é só que ensina, mas quem de repente aprende" 
João Guimarães Rosa


Na construção do projeto educativo da Creche Municipal Maria da Conceição Silveira de Carvalho, convidamos a equipe a elaborar um Projeto Politico Pedagógico através de uma produção coletiva, com as famílias e a comunidade, onde dividimos, teorias, percursos, caminhadas, e descobertas na busca de trilhas para o cotidiano das salas de aulas, cientes de que  o trabalho desenvolvido na creche é complementar à ação da família, e a interação entre as duas instâncias é essencial.  Nesta busca assumimos que:


Espaços/ambiente, materiais e equipamentos  destinam-se prioritariamente às crianças, devem ser disponibilizados para o uso ativo e cotidiano das mesmas. São construídos e organizados para atender às necessidades de saúde, alimentação, proteção, descanso, interação, conforto, higiene e aconchego, propiciando interações, instigando, provocando, desafiando a curiosidade, a imaginação e a aprendizagem.


As produções das crianças, fotos, desenhos devem ser valorizados e expostos, visando a ampliar o universo de suas experiências e conhecimentos.


O vínculo afetivo estabelecido entre as crianças, educadores e toda a comunidade escolar é algo muito valioso para a  aprendizagem, e, um ingrediente importantíssimo para que isto aconteça  é a presença do afeto no dia-a-dia.


Criaremos e fortaleceremos relações, que dêem vida à “nossa” creche, levando-a a oferecer uma educação de qualidade e a criar sua identidade.


Organizaremos ambientes educativos que proporcionem, bem-estar e instigue a curiosidade, por meio de ações lúdicas de brincar, não só para as crianças, mas também para os adultos que nela  atuam, para as famílias e a comunidade.


Levaremos a comunidade a  pensar o espaço, ambiente da “nossa” creche como, muito especial, onde as crianças, seus educadores e suas famílias aprendem, se divertem e, fortalecem cada vez mais sua cidadania.


A brincadeira, o jogo e o humor serão elementos essenciais e sempre presentes no cotidiano.


Daremos sentido e emoção ao trabalho com o corpo das crianças, lembrando que aspectos cognitivos, físicos e afetivos devem ser trabalhados de forma integrada em todas as atividades.

Planejaremos a utilização, nas atividades diárias, das mais diferentes linguagens: corporal, cênica, musical, plástica e outras.


Consideraremos cada criança como um sujeito que produz e consome cultura, o tempo todo, valorizando as manifestações culturais da comunidade, expressas em diferentes modalidades artísticas, jogos, brincadeiras e festas.


Através de jogos e brincadeiras, levaremos as crianças a desenvolverem as suas potencialidades, buscando sempre o prazer de realizar e conquistar.


Utilizaremos as propostas de artes plásticas, de música e do faz-de-conta para desenvolver a criatividade, a sensibilidade e o gosto pelo belo.


Ofereceremos um ambiente saudável, onde as questões referentes à higiene, nutrição e saúde serão tão valorizadas quanto as pedagógicas.


Ao realizar as atividades atuaremos como mediadoras, intervindo nas situações-problemas, lançando desafios ricos e variados para proporcionar o desenvolvimento da autonomia.


Levaremos as crianças a iniciarem o aprendizado de viver em grupo, o respeito que deverão  ter para com os outros e para com os materiais em comum, e quais os seus direitos.

O sucesso de uma creche está diretamente ligado à qualidade de sua equipe. Nem o equipamento mais moderno, nem as instalações mais sofisticadas terão valor sem a ação permanente de pessoas qualificadas. Profissionais identificados pela mesma preocupação em estudar muito e aprender sempre, conscientes de que sua ação de todo dia jamais dispensa cuidado e carinho e certos de que efetivamente integram uma equipe voltada para o mesmo objetivo: a criança. Uma creche de qualidade, é aquela que consegue conciliar todos os cuidados necessários aos momentos de aprendizagem. O ponto de partida é atender muitos, como sendo sempre únicos.


Com a ajuda de Vygotsky (1999) podemos concluir que uma das mais importantes implicações para as crianças que freqüentam creches é a qualidade das situações vivenciadas e a competência dos adultos que estarão com elas, interagindo e mediando suas relações com o meio. Do mesmo modo que a criança deve ser vista como um ser ativo, educadores devem ser vistos como mediadores que não são meros observadores do desenvolvimento da criança, agindo no sentido de organizar um ambiente que favoreça o desenvolvimento é tarefa do educador desde o berçário.


 “Creche “espaço”  alegre e vivo, onde as crianças cantam, brincam,ouvem e contam histórias, movimentam o corpo, olham no espelho, sorriem e conversam.”



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