terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Nosso Projeto Anual:

"Era uma vez": animais que falam, fadas madrinhas, reis e rainhas não podem faltar, assim como o final "E viveram felizes para sempre". Nas histórias fantásticas seremos transportados para um mundo onde tudo é possível: tapetes voam e galinhas põem ovos de ouro.

Essa é a magia da fantasia! 


Todos os anos envolvemos nossas crianças com um tema que combine conhecimento com boas experiências. Este ano o projeto aborda o mundo dos contos de fadas! As narrativas que fizeram parte da infância da maioria dos pais, agora farão parte da rotina escolar das nossas crianças. o projeto E ENTÃO, ERA UMA VEZ... E QUEM QUISER QUE CONTE OUTRA! é um convite à equipe, às crianças e suas famílias a entrarem nesse mundo  mágico da literatura. 

Consideramos que a literatura, oral e escrita, tem um papel significativo no nosso cotidiano e na escola, pois esse universo imaginário, criado e recriado tantas vezes pelos contadores de histórias, é um portal sempre aberto para o sonho, para a fantasia, tão essencial para todos nós, adultos, jovens e crianças. 


Também acreditamos, como Cecília Meireles, que "A vida só é possível reinventada", e o que é a narrativa senão uma reinvenção dos fatos da vida? A idéia que norteou esse projeto de trabalho foi um convite à comunidade escolar para vivenciar a magia dos contos fantásticos, das prosas, dos versos, das advinhas, provérbios e das histórias de assombração. 

O principal objetivo do projeto é que nossas crianças entrem em contato com a produção literária desde os primeiros meses de vida, através de estímulos visuais, das cantigas de roda e toda a sua poeticidade, da dramatização e, claro, da leitura, porque é nosso dever, desde a creche, incentivar o desenvolvimento de comportamentos leitores antes mesmo de eles aprenderem a ler formalmente. Venha fazer parte deste mundo de magia e encantamento. 

Venha contar uma história e leia, leia muito para o seu filho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário