terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


É tempo de chegada na creche!


Mais um início de ano letivo! Com ele, educadores cheios de expectativas, preparam-se para a chegada das crianças e sua famílias. Sonham, constroem cenários imaginários, tecem hipóteses, elaboram planos e projetos, experimentando a energia e o entusiasmo que costyumam caracterizar os começos.

A chegada e retorno à creche são uma grande oportunidade de se estabelecer novas relações, pois é o momento de conhecer e de se fazer conhecer. O tempo de chegada na C. M. Maria da Conceição Silveira de Carvalho é um momento especial que vem sendo repensado e reconstruído ano a ano com sua equipe de profissionais. 

Iniciamos no retorno da equipe das férias de final de ano com o planejamento do projeto a ser desenvolvido, com a arrumação dos espaços/ambientes e com debates sobre as expectativas, medos e ansiedades de todos. Para planejar este momento nos perguntamos:

O que toca as “nossas” crianças?
O que as encanta?
O que prende a atenção delas?


E para que educadores, crianças e famílias, teçam relações estáveis torna-se necessário a criação de ambientes e espaços acolhedores, onde os adultos acompanham as crianças até que para elas a separação da figura conhecida não seja mais tão traumática. 

Novos espaços e ambientes, novos companheiros, novas relações que vão sendo construídas de acordo com o ritmo próprio de cada criança. É aí que se inicia a criação de vínculos, no contato diário entre os adultos e crianças e que vai sendo trabalhado no decorrer da permanência da criança na creche.


Então, seja bem vindo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário