terça-feira, 21 de maio de 2013

Sejam bem vindos!!!

Nosso Projeto:

     Os Sons do Mundo

APRESENTAÇÃO


“Não existiria som, se não houvesse o silêncio.
Não haveria luz, se não fosse a escuridão.
A vida é mesmo assim: dia e noite, não e sim...
Cada voz que canta o amor , não diz tudo o que quer dizer.
Tudo o que cala, fala mais alto ao coração.
Silenciosamente. Eu te falo com paixão...
Eu te amo calado,como quem ouve uma sinfonia de silêncios e de luz.
Nós somos medo e desejo. Somos feitos de silêncio e som(...)”
Lulu Santos e Nelson Motta, 1984

O contato intuitivo e espontâneo com a linguagem sonora desde os primeiros anos de vida é importante ponto de partida para o processo de musicalização. Ouvir o silêncio, os sons em seu entorno, música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos etc., são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de atenderem a necessidades de expressão que passam pela esfera afetiva, estética e cognitiva.
O trabalho proposto neste projeto fundamenta-se na visão da neurociência sobre a importância dos elementos sonoros na nossa vida: “O som e todos os elementos que o cerca, estão em todos os lugares, em todas as fases da vida, desde o surgimento do homem. Já na  gestação estamos envoltos pela sonoridade dos batimentos cardíacos, da respiração, da voz da nossa mãe, da percepção vibracional da sonoridade do mundo externo. E, ao nascer experimentamos o conforto emocional das cantigas de ninar.” E objetiva garantir às crianças a possibilidade de vivenciarem e refletirem sobre questões do silêncio e dos sons, num exercício sensível e expressivo, pois, como canta Lulu Santos: “nós somos feitos de silêncio e som.”

“Os sons são notas musicais que, muitas vezes, passam despercebidas por nós:  sons podem vir do carro que passa, do apito, da sirene, do vento que balança as folhas, do bebê que chora ou mesmo balbucia... Sons/músicas estão presentes em nossa vida. Somos afetados por eles sem pensar neles ou senti-los.
   
JUSTIFICATIVA
“Antes mesmo de nascer, o bebê já é capaz de escutar. A partir do quinto mês de gestação, ele ouve as batidas do coração da mãe (além de todos os outros barulhos do organismo), reconhece a voz dela e reage a esses estímulos, virando a cabeça, chutando ou mexendo os braços, além de ficar com o coração batendo mais rápido. O bebê nasce, cresce, torna-se adulto e os sons continuam a provocar essas e outras reações mais sofisticadas: eles evocam memórias e pensamentos, comunicam, provocam sensações, emocionam e movimentam.“

O ambiente sonoro, assim como a presença da música em diferentes e variadas
situações do cotidiano fazem com que os bebês e crianças iniciem seu processo de
musicalização de forma intuitiva. Adultos imitem sons utilizando os seus corpos, cantam melodias curtas, cantigas de ninar, fazem brincadeiras cantadas, com rimas, parlendas etc., encantados com o que ouvem, os bebês tentam imitar e responder, criando momentos significativos no desenvolvimento afetivo e cognitivo. Nas interações que se estabelecem, eles constroem um repertório que lhes permite iniciar uma forma de comunicação por meio dos sons.
A escuta de diferentes sons (produzidos por brinquedos sonoros ou oriundos do próprio ambiente doméstico) também é fonte de observação e descobertas, provocando
respostas. A audição de obras musicais enseja as mais diversas reações: os bebês podem manter-se atentos, tranquilos ou agitados.
No que diz respeito à relação com os materiais sonoros é importante notar que,
nessa fase, as crianças conferem importância e equivalência a toda e qualquer fonte sonora. Interessam-se pelos modos de ação e produção dos sons, sendo que sacudir e bater são seus primeiros modos de ação. Estão sempre atentas às características dos sons ouvidos ou produzidos, se gerados por um instrumento musical, pela voz ou qualquer objeto, descobrindo possibilidades sonoras com todo material acessível.
A expressão musical das crianças nessa fase é caracterizada pela exploração dos materiais sonoros. As crianças integram a música às demais brincadeiras e jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas.
Aos poucos ocorre um maior domínio com relação à entoação melódica.  A criança memoriza um repertório maior de canções e ritmos que utiliza com frequência nas canções que inventa. Ela é uma boa improvisadora,“cantando histórias”, misturando ideias ou trechos dos materiais conhecidos, recriando, adaptando etc. É comum que, brincando sozinha, invente longas canções.

OBJETIVOS

“Os conteúdos relacionados a linguagem sonora serão trabalhados em situações lúdicas, fazendo parte do contexto global das experiências a serem vivenciadas, pois quando as crianças se encontram em um ambiente afetivo no qual o educador está atento a suas necessidades, falando, cantando e brincando com e para elas, adquirem a capacidade de atenção, tornando-se capazes de ouvir os sons do entorno. Podem aprender com facilidade as músicas mesmo que sua reprodução não seja fiel.”


As manifestações sonoras em todos os seus aspectos dá suporte para que as crianças se desenvolvam em diversos aspectos: na organização corporal e rítmica, no enriquecimento de seu vocabulário, possibilita a expressão, facilita a socialização, desenvolve a sensibilidade auditiva, desperta emoções, relaxa, impulsiona, provoca, estimula, desenvolve a atenção e a concentração e influencia no desenvolvimento de habilidades: cognitivas, psicomotoras, socioafetivas, acuidade sonora e percepção audiomotora. Por tudo que foi sinalizado, planejaremos para as nossas crianças a vivencia de experiências que as levem a:
•    Produzir sons com a voz, o corpo e com materiais diversos;
•    Explorar, reconhecer e reproduzir sons vocais e não vocais com o próprio corpo, onomatopaicos e instrumentais.
•    Organizar sons e silêncios em linguagem musical;
•    Interpretar músicas e canções de diversas culturas e épocas;
•    Participar de jogos e brincadeiras musicais.
•    Representar através da mímica e da dramatização.
•    Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais.
•     Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
•    Interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo.
•    Construir instrumentos musicais diversos em oficinas.
•    Por meio da música, aprenderem a sentirem, a expressarem e a pensar as manifestações sonoras tão presentes no cotidiano e sempre em transformação.
•    Ampliar o repertório musical das crianças;
•    Estimular a reflexão sobre a linguagem musical com base em um repertório significativo.

DESENVOLVIMENTO

“Desde os tempos mais remotos, o homem usando os materiais que tinha à disposição (pedras, ossos, madeiras, o próprio corpo e a voz), foi combinando sons e silêncios das mais diversas maneiras. Assim surgiu a música. Em sua origem, ela era usada para venerar a natureza e os deuses e para conectar o ser humano com forças maiores, envolvendo realidade, magia e crenças. Até hoje ela é responsável pela criação dos mais diferentes sentidos e significados.”

As crianças vivenciarão a prática musical por meio de experiências lúdicas nas quais os educadores estarão: cantando para elas, produzindo sons vocais diversos por meio da imitação de vozes de animais, ruídos etc., ou sons corporais, como palmas, batidas nas pernas, pés etc.; embalando-os e dançando com elas.
Para favorecer as interações, as trocas afetivas, a imitação e a criação vocal, as canções de ninar tradicionais, os brinquedos cantados e rítmicos, as rodas e cirandas, os jogos com movimentos, as brincadeiras com palmas e gestos sonoros corporais, a exploração sensório-motora de materiais sonoros, como objetos do cotidiano, brinquedos sonoros, instrumentos musicais de percussão como chocalhos, guizos, blocos, sinos, tambores etc., assim como outras produções do acervo cultural infantil, estarão presentes e se constituirão conteúdos de trabalho.

ETAPAS DO PROJETO

1ª – Os sons do nosso corpo.

2ª - Os sons do cotidiano na creche.

3ª – Os sons da natureza.

4ª – Cardápio musical:
Músicas infantis;
Músicas clássicas;
Músicas Popular Brasileira – homenagem ao centenário de Vinícius de Morais;
Musicas do cancioneiro popular.


Embarquem nesta aventura sonora!!!

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