terça-feira, 28 de fevereiro de 2012




É CARNAVAL!


    VAMOS BOTAR O BLOCO DO ZÉ CARIOCA NA RUA?


    
DATA: 02/03/2012
CONCENTRAÇÃO: 15H30MIN
LOCAL: ESTACIONAMENTO DA CRECHE

VENHA BRINCAR COM SUAS CRIANÇAS,
                 TRAGA  A FAMÍLA!

INGRESSO: UM INSTRUMENTO
DE SUCATA CONSTRUIDO COM SUA
CRIANÇA.

O BLOCO SERÁ DIVIDIDO POR ALAS:

BI – PIERRÔ E COLOMBINAS
BII – ALLAH-LÁ-O!
MI – CHIQUITA BACANA
MII – PIRATA DA PERNA DE PAU


Aprenda as letras das marchinhas para cantar com as crianças:

ALLAH-LÁ-Ô
(Haroldo Lobo-Nássara, 1940)



Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô
Mas que calor, ô ô ô ô ô ô
Atravessamos o deserto do Saara
O sol estava quente
Queimou a nossa cara

Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô

Mas que calor, ô ô ô ô ô ô


CHIQUITA BACANA
(Braguinha-Alberto Ribeiro, 1949)


Chiquita Bacana lá da Martinica
Se veste com uma casa de banana nanica


PIERRÔ APAIXONADO 

(Noel Rosa-Heitor dos Prazeres, 1935)


Um pierrô apaixonado 
Que vivia só cantando
Por causa de uma colombina 
Acabou chorando, acabou chorando



PIRATA DA PERNA DE PAU
(Braguinha, 1946)


Eu sou o pirata da perna de pau
Do olho de vidro da cara de mau.



Obs: Devido a faixa etária, as crianças só cantarão o refrão.


Gostaríamos de convidar os responsáveis para 
participar do projeto: “E ENTÃO, “ERA UMA VEZ”... “E QUEM QUISER QUE CONTE OUTRA", ouvindo histórias e contando histórias todos os dias das 9:30h às 9:45h.




Venha participar com seu filho!
APRESENTANDO A “NOSSA CRECHE”

“Todas as crianças de 3 meses a 3 anos e 11meses de idade precisam de carinho, de boas histórias e de brincadeiras; de alimentação equilibrada, de cuidados e muita atenção. Para que cresçam felizes, tranquilas e saudáveis, precisam de abraços. De muitos e de variados abraços, bem quentinhos. Acolhedores. Elas precisam abraçar e serem abraçadas, calorosamente, todos os dias..”
                                                               Secretaria Municipal de Educação e MultiRio

CONSTRUINDO UM ESPAÇO ESCOLAR COM MUITO AFETO E RESPEITO À DIVERSIDADE


"Mestre não é só que ensina, mas quem de repente aprende" 
João Guimarães Rosa


Na construção do projeto educativo da Creche Municipal Maria da Conceição Silveira de Carvalho, convidamos a equipe a elaborar um Projeto Politico Pedagógico através de uma produção coletiva, com as famílias e a comunidade, onde dividimos, teorias, percursos, caminhadas, e descobertas na busca de trilhas para o cotidiano das salas de aulas, cientes de que  o trabalho desenvolvido na creche é complementar à ação da família, e a interação entre as duas instâncias é essencial.  Nesta busca assumimos que:


Espaços/ambiente, materiais e equipamentos  destinam-se prioritariamente às crianças, devem ser disponibilizados para o uso ativo e cotidiano das mesmas. São construídos e organizados para atender às necessidades de saúde, alimentação, proteção, descanso, interação, conforto, higiene e aconchego, propiciando interações, instigando, provocando, desafiando a curiosidade, a imaginação e a aprendizagem.


As produções das crianças, fotos, desenhos devem ser valorizados e expostos, visando a ampliar o universo de suas experiências e conhecimentos.


O vínculo afetivo estabelecido entre as crianças, educadores e toda a comunidade escolar é algo muito valioso para a  aprendizagem, e, um ingrediente importantíssimo para que isto aconteça  é a presença do afeto no dia-a-dia.


Criaremos e fortaleceremos relações, que dêem vida à “nossa” creche, levando-a a oferecer uma educação de qualidade e a criar sua identidade.


Organizaremos ambientes educativos que proporcionem, bem-estar e instigue a curiosidade, por meio de ações lúdicas de brincar, não só para as crianças, mas também para os adultos que nela  atuam, para as famílias e a comunidade.


Levaremos a comunidade a  pensar o espaço, ambiente da “nossa” creche como, muito especial, onde as crianças, seus educadores e suas famílias aprendem, se divertem e, fortalecem cada vez mais sua cidadania.


A brincadeira, o jogo e o humor serão elementos essenciais e sempre presentes no cotidiano.


Daremos sentido e emoção ao trabalho com o corpo das crianças, lembrando que aspectos cognitivos, físicos e afetivos devem ser trabalhados de forma integrada em todas as atividades.

Planejaremos a utilização, nas atividades diárias, das mais diferentes linguagens: corporal, cênica, musical, plástica e outras.


Consideraremos cada criança como um sujeito que produz e consome cultura, o tempo todo, valorizando as manifestações culturais da comunidade, expressas em diferentes modalidades artísticas, jogos, brincadeiras e festas.


Através de jogos e brincadeiras, levaremos as crianças a desenvolverem as suas potencialidades, buscando sempre o prazer de realizar e conquistar.


Utilizaremos as propostas de artes plásticas, de música e do faz-de-conta para desenvolver a criatividade, a sensibilidade e o gosto pelo belo.


Ofereceremos um ambiente saudável, onde as questões referentes à higiene, nutrição e saúde serão tão valorizadas quanto as pedagógicas.


Ao realizar as atividades atuaremos como mediadoras, intervindo nas situações-problemas, lançando desafios ricos e variados para proporcionar o desenvolvimento da autonomia.


Levaremos as crianças a iniciarem o aprendizado de viver em grupo, o respeito que deverão  ter para com os outros e para com os materiais em comum, e quais os seus direitos.

O sucesso de uma creche está diretamente ligado à qualidade de sua equipe. Nem o equipamento mais moderno, nem as instalações mais sofisticadas terão valor sem a ação permanente de pessoas qualificadas. Profissionais identificados pela mesma preocupação em estudar muito e aprender sempre, conscientes de que sua ação de todo dia jamais dispensa cuidado e carinho e certos de que efetivamente integram uma equipe voltada para o mesmo objetivo: a criança. Uma creche de qualidade, é aquela que consegue conciliar todos os cuidados necessários aos momentos de aprendizagem. O ponto de partida é atender muitos, como sendo sempre únicos.


Com a ajuda de Vygotsky (1999) podemos concluir que uma das mais importantes implicações para as crianças que freqüentam creches é a qualidade das situações vivenciadas e a competência dos adultos que estarão com elas, interagindo e mediando suas relações com o meio. Do mesmo modo que a criança deve ser vista como um ser ativo, educadores devem ser vistos como mediadores que não são meros observadores do desenvolvimento da criança, agindo no sentido de organizar um ambiente que favoreça o desenvolvimento é tarefa do educador desde o berçário.


 “Creche “espaço”  alegre e vivo, onde as crianças cantam, brincam,ouvem e contam histórias, movimentam o corpo, olham no espelho, sorriem e conversam.”




É tempo de chegada na creche!


Mais um início de ano letivo! Com ele, educadores cheios de expectativas, preparam-se para a chegada das crianças e sua famílias. Sonham, constroem cenários imaginários, tecem hipóteses, elaboram planos e projetos, experimentando a energia e o entusiasmo que costyumam caracterizar os começos.

A chegada e retorno à creche são uma grande oportunidade de se estabelecer novas relações, pois é o momento de conhecer e de se fazer conhecer. O tempo de chegada na C. M. Maria da Conceição Silveira de Carvalho é um momento especial que vem sendo repensado e reconstruído ano a ano com sua equipe de profissionais. 

Iniciamos no retorno da equipe das férias de final de ano com o planejamento do projeto a ser desenvolvido, com a arrumação dos espaços/ambientes e com debates sobre as expectativas, medos e ansiedades de todos. Para planejar este momento nos perguntamos:

O que toca as “nossas” crianças?
O que as encanta?
O que prende a atenção delas?


E para que educadores, crianças e famílias, teçam relações estáveis torna-se necessário a criação de ambientes e espaços acolhedores, onde os adultos acompanham as crianças até que para elas a separação da figura conhecida não seja mais tão traumática. 

Novos espaços e ambientes, novos companheiros, novas relações que vão sendo construídas de acordo com o ritmo próprio de cada criança. É aí que se inicia a criação de vínculos, no contato diário entre os adultos e crianças e que vai sendo trabalhado no decorrer da permanência da criança na creche.


Então, seja bem vindo!



Nosso Projeto Anual:

"Era uma vez": animais que falam, fadas madrinhas, reis e rainhas não podem faltar, assim como o final "E viveram felizes para sempre". Nas histórias fantásticas seremos transportados para um mundo onde tudo é possível: tapetes voam e galinhas põem ovos de ouro.

Essa é a magia da fantasia! 


Todos os anos envolvemos nossas crianças com um tema que combine conhecimento com boas experiências. Este ano o projeto aborda o mundo dos contos de fadas! As narrativas que fizeram parte da infância da maioria dos pais, agora farão parte da rotina escolar das nossas crianças. o projeto E ENTÃO, ERA UMA VEZ... E QUEM QUISER QUE CONTE OUTRA! é um convite à equipe, às crianças e suas famílias a entrarem nesse mundo  mágico da literatura. 

Consideramos que a literatura, oral e escrita, tem um papel significativo no nosso cotidiano e na escola, pois esse universo imaginário, criado e recriado tantas vezes pelos contadores de histórias, é um portal sempre aberto para o sonho, para a fantasia, tão essencial para todos nós, adultos, jovens e crianças. 


Também acreditamos, como Cecília Meireles, que "A vida só é possível reinventada", e o que é a narrativa senão uma reinvenção dos fatos da vida? A idéia que norteou esse projeto de trabalho foi um convite à comunidade escolar para vivenciar a magia dos contos fantásticos, das prosas, dos versos, das advinhas, provérbios e das histórias de assombração. 

O principal objetivo do projeto é que nossas crianças entrem em contato com a produção literária desde os primeiros meses de vida, através de estímulos visuais, das cantigas de roda e toda a sua poeticidade, da dramatização e, claro, da leitura, porque é nosso dever, desde a creche, incentivar o desenvolvimento de comportamentos leitores antes mesmo de eles aprenderem a ler formalmente. Venha fazer parte deste mundo de magia e encantamento. 

Venha contar uma história e leia, leia muito para o seu filho!